segunda-feira, 4 de abril de 2011

Kubrick-O Grande Golpe


O Grande Golpe, um dos primeiros filmes de Stanley Kubrick, é uma das grandes provas da lei do velho guerreiro: Nada se cria tudo se copia.
O filme é genial, fala sobre uma gangue meio mambembe que pretende assaltar o jockey em dia de grande prêmio, o que salta aos olhos de todo cinéfilo é a montagem originalíssima que viria a ser copiada inúmeras vezes nas últimas décadas, a ação final é mostrada pelos pontos de vista dos diferentes personagens até chegar a seu climax, recurso pelo qual queridinhos como Tarantino e principalmente Guy Ritchie vivem sendo chamados de "gênio" hoje em dia. Notem o personagem Maurice e como pipocam similares seus no cinema atualmente , um pacato professor de xadrez que profere frases extremamente inteligentes que se revela um brutal "bar fighter" por grana, idéia pós-moderna?
O Grande Golpe nos demonstra claramente a diferença entre unanimidade e clássico, toda unanimidade é burra pois elas são efêmeras, os clássicos nunca morrem. Guy Ritchie e seus canos fumegantes, snatches e rocknrollas (coming soon) são unanimidades.Kubrick é clássico

Nenhum comentário:

Postar um comentário